sábado, 11 de janeiro de 2014

Unidades de Memória

Os computadores tratam os dados através de circuitos elétricos, que podem estar ligados ou desligados, isso faz com que os dados sejam combinados e entendidos pela máquina.



 O BIT é a maior unidade possível de informação que um computador é capaz de processar. Vem da contração do termo Binary Digit, que significa digito binário e só pode assumir o estado 0 (ligado) ou 1(desligado).

Byte é o conjunto de 08 bits, capaz de representar um caractere ou uma informação. É um número binário de oito algarismos. Sua importância na informática deriva do fato do código ASCII (American Standard Code for Information Interchange) haver adotado números de oito bits. ASCII é um conjunto de códigos para o computador representar números, letras, pontuação e outros caracteres presentes no teclado do computador.



Parte da tabela ASCII
O byte é, as vezes, chamado de octeto, normalmente no contexto de redes de computadores e telecomunicações.

Visto que para os computadores, representar 256 números binários é basta fazermos os cálculos:

Para trabalhar com medidas é necessário fazer uma padronização e ao contrário do Sistema Internacional de Unidades que se utiliza de potências de 10 (1 kilo = 1000g) em informática torna-se mais útil trabalhar com potências de 2. Na computação Têm o mesmo nome das unidades do Sistema Internacional, embora sejam múltiplos de 1024 (2 elevado a 10) no lugar de 1000 (10 elevado a 3).




Como um bit representa dois valores (1 ou 0) e um byte representa 8 bits, basta fazer 2 (do bit) elevado a 8 (do byte) que é igual a 256. Que á o número de combinações possíveis para dois algarismos distribuídos em grupos de oito posições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário