sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

DRIVE

É uma unidade de armazenamento ou uma unidade de leitura de dados. É pode ser de disquetes, disco rígido, CD-ROM, etc.

Pegadinhas: 
  • Drive e driver não são a mesma coisa. Drive é o equipamento e Driver é um tipo de software para instalação de um equipamento.
  • Não se salva nada no drive, salvamos do disquete no cd ou no DVD.

DRIVE DE DISCO FLEXÍVEL

Utilizávamos os discos flexíveis como meio de armazenamento, hoje não são mais utilizados. Os disquetes eram embalados em um envelope revestido internamente de um tecido especial que protege e limpa o disquete. A maioria dos disquetes existentes no mercado era de 3 1/2”, podendo ser de alta ou baixa densidade. Houve época que existiam os disquetes de 5 1/4”.



DISCO RÍGIDO (HARD DISK)

É conhecido também por winchester, HD (Hard Disk), discos fixos ou residentes. Seu funcionamento é semelhante aos antigos discos flexíveis (disquetes). São utilizados para armazenar grande volume de informações. São neles também que são instalados os sistemas operacionais que gerenciam a máquina. Um disco rígido é formado por um sistema acionador e vários discos. Cada face (de cada disco) possui uma cabeça de leitura/gravação (todas as cabeças se movem em conjunto).


DRIVE DE CD ROM 

Estes dispositivos possuem grande capacidade de armazenamento e possibilitam um acesso a dados muito rápido. É comum encontrar discos de CD-ROM com bibliotecas de imagens, fotografias, enciclopédias, obras literárias ou mesmo servindo como backup de grandes empresas. As unidades de CD-ROM são também um componente fundamental para os sistemas de multimídia, que utilizam arquivos de vídeo e som, os quais são normalmente gigantescos e ocupam muito espaço em disco rígido. O que diferencia um CD-R do drive de CD-ROM é justamente a capacidade de gravar discos de CD. Temos também outras tecnologias como CDRW (grava e regrava), além do DVD, outro tipo de mídia com alta capacidade armazenamento de dados. Os CDs graváveis/regraváveis armazenam em média 700 MB de dados ou 80 minutos de som, no caso, já os DVDs armazenam 4,7 GB de dados ou 133 minutos de vídeo.



SSD (solid-state drive) ou unidade de estado sólido 

É um tipo de dispositivo, sem partes móveis, originado das memórias flash para armazenamento não volátil de dados digitais. São, tipicamente, construídos em torno de um circuito integrado, responsável pelo armazenamento, diferente dos sistemas magnéticos (como os HDs) ou óticos (CDs e DVDs). Alguns dos dispositivos mais importantes usam memória RAM, e há ainda os que usam memória flash (estilo cartão de memória SD de câmeras digitais). Sua principal característica é o tempo de acesso reduzido. O tempo de acesso à memória RAM é muito menor do que o tempo de acesso a meios magnéticos ou ópticos. Conforme o custo desse tipo de equipamento for caindo ele deve substituir gradativamente os HDs.




Nenhum comentário:

Postar um comentário