quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Funções dos Componentes Básicos

Para um tratamento adequado dos dados e para a execução de suas tarefas de forma organizada e segura, o computador precisa de uma arquitetura que irá determinar os seus objetivos. Para tarefas diferentes termos conjuntos de componentes básicos diferentes.

UNIDADE CENTRAL DE PROCESSAMENTO

A UCP também é conhecida pela sigla CPU (Central Processing Unit) é um circuito integrado.
 
 

 

Contém os seguintes componentes:

 

  • Unidade de controle;
  • Unidade Lógica e Aritmética;
  • Memória interna ou principal.

 

A CPU é o “cérebro”, porque controla todas as operações do sistema, através da unidade de aritmética e lógica, e armazena os dados e instruções na memória interna.

A Unidade de Controle gerencia todas as operações executadas pelo computador, sob a direção de um programa armazenado. Tem três funções básicas: busca, decodificação e execução. É ainda responsável por gerar todos os sinais que controlam as operações no exterior da CPU. O Programa determina qual instrução deve ser executada pelo sistema. A instrução é, então, executada pelas unidades do computador, sob sua direção.

A Unidade Lógica e Aritmética (ULA), também chamada de ALU (Arithmetic and Logic Unit), é uma potente calculadora eletrônica que efetua as operações aritméticas e lógicas dirigidas pela Unidade de Controle. Operações lógicas são, as tarefas que exigem comparação.

Cada computador possui uma velocidade de processamento. Todos têm um relógio (system clock), eles usam esse elogio para cronometrar as suas operações.

A Memória Interna ou Principal é um dispositivo para armazenar dados e instruções. Ela é usada para armazenar:
 
  • o conjunto de instruções a ser executado, ou seja, o programa em si;
  • os dados de entrada até que sejam solicitados para o processamento;
  • dados intermediários de processamento e servir como área de trabalho; os dados de saída, resultados do processamento


A memória não está fisicamente dividida dessa maneira. Isto pode variar de acordo com o trabalho executado e depende muito das características de cada máquina. Em uma determinada tarefa, pode-se necessitar de um conjunto grande de instruções e trabalhar-se com poucos dados de entrada/saída (cálculos matemáticos). Outro pode, ao contrário, exigir poucas instruções e um conjunto grande de entradas e saídas de dados (banco de dados).


A memória de um computador pode ser classificada segundo sua aplicação:
 
  • Memória Principal: nela o processador busca as instruções necessárias para executar e armazenar os dados do processamento, essa pode ser de acesso randômico (RAM) e memória read only (ROM).

  • Memória Secundária: usada para segmentos inativos de programas e arquivos de dados que são trazidos à memória principal quando necessário.
 
 
 


O processador só executa as instruções e processa os dados que estejam na memória principal. A memória secundária é usada para: organização de arquivos de dados históricos ou dados não necessários no momento para processamento.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário